Blog
Receita antiga, com o passar do tempo e a liberdade maravilhosa que a cozinha nos proporciona, ganha um toque aqui, uma pitada ali e vai se transformando na sua receita daquele prato tradicional. Com a conserva de berinjela siciliana não é diferente! Hoje eu trago a versão do culinarista Álvaro Rodrigues, adaptada por Aline, do blog Delícia dos 30 http://deliciasdos30.blogspot.com.br . Eu testei e aprovei!
Sempre usei a receita ensinada pela professora Ângela Morata que é um pouco diferente, mas agora inseri esta nova versão no meu caderno. Se eu fosse você não deixaria de anotar e, principalmente, de fazer, com a certeza do sucesso garantido seja para receber uns amigos, presentear junto a uma garrafa de vinho ou saborear com a família.
Gostei muito da forma com que a Aline, que diz que a receita abaixo é uma versão Berinjela Picante do Álvaro Rodrigues, ilustrou o passo a passo e, por isso, resolvi colocá-lo aqui. Ela tirou da receita dele três ingredientes por opção. Uva passa, pimenta dedo de moça e mostarda em grãos. Então você já tem aqui duas versões de conserva de berinjela siciliana. Faça e depois conta pra gente como ficou a sua!
PARTE I – Preparando a berinjela
Ingredientes:
– 4 berinjelas médias cortadas em palitos finos
– Sal
Preparo:
– As berinjelas precisam perder líquido, por isso, coloque um escorredor de macarrão, ou uma peneira grande, dentro de uma vasilha, sem que tocasse o fundo dela. Sairá bastante líquido da berinjela, que não deve encostar no fundo do escorredor.
– Descasque as berinjelas e corte em fatias e depois em palitos finos.
– Acomode-as dentro de um escorredor de macarrão da seguinte forma: uma camada de berinjela, uma colher de sal, uma camada de berinjela, uma colher de sal, até a berinjela acabar.
– Cubra com um prato e sobre ele ponha uma chaleira ou uma vasilha com água para fazer peso, pressionar e ajudar a escorrer o líquido.
– Aguarde por duas horas.
–
– Na foto observe o quanto baixou a altura da chaleira. É isso que deve acontecer depois de 2 horas
– Despreze o líquido que restou das berinjelas
– Lave bem as berinjelas para sair o sal.
– Depois de lavar na torneira, pegue de pouquinho em pouquinho, lave e esprema bem com as mãos para retirar o máximo de sal e líquido que conseguir.
PARTE II – Temperando a Berinjela
Ingredientes:
– As 4 berinjelas cortadas, salgadas e lavadas da parte I
– 2 cebolas médias cortadas em meia-lua
– 150g de azeitonas pretas fatiada
– 1 colher de sobremesa de orégano seco
– 3 dentes de alho em lâminas finas
– 1/2 xícara de vinagre branco
– 1 xícara de salsinha picadinha
– 3 xícaras de Azeite de oliva extravirgem
– Sal
– Aqueça uma xícara de azeite e doure o alho
– Acrescente a cebola e deixe por dois minutos
– Coloque o vinagre e deixe em fogo alto por cinco minutos
– Acrescente as azeitonas, o orégano, a salsinha e deixe mais uns dois minutos
– Acrescente a berinjela e misture tudo muito bem
– Desligue o fogo
– A berinjela não precisa cozinhar. O calor de todo o resto e todo o processo de espera da parte 1 serão suficientes para que ela chegue ao ponto perfeito.
– Deixe esfriar bem
– Coloque em 2 vidros fervidos
– Complete bem com azeite de oliva até cobrir completamente a conserva.
Para diminuir os custos, use metade da quantidade da receita de azeite de oliva, e a outra metade de óleo de girassol. Você pode comer a conserva no mesmo dia do preparo, porém com o passar do tempo ela fica melhor. Se puder, espere uns 2 ou 3 dias!